domingo, setembro 25, 2005

i solemny swear i'm up to no good

Não gosto de Harry Potter. Não tenho a menor intenção de ler seus livros. Nâo creio que seja um tipo de literatura que esteja me fazendo fatal, que fá de fato me acrescentar algo. Não duvido que seja um bom entretenimento em papel, mas existem outros títulos que também o são e ao mesmo tempo possuem uma qualidade maior. Ainda por cima considerando que sou um péssimo leitor, que já lê devagar, vários livros ao mesmo tempo, e com longas pausas entre cada sentada, misturar HP nessa equação onde já enrolo para ler livros que realmente quero, não vai dar certo.

O mesmo eu diria sobre os filmes do garoto mago (não gosto do som da palavra "bruxo" em português, então digo mago). Eu sequer consegui assistir aos dois primeiros filmes até o final. O roteiro era mal construído, o filme mal conduzido, cheio de momentinhos inúteis que só interessariam a pessoas que leram os livros e com personagens que eu não me importava nem um pouco e tudo tinha uma cara muito boba. Nem os tais grandes perigos me pareciam ameaçadores. Achei uma tosqueira.

Entretanto, o terceiro filme me cativou. Assisti parte dele por acaso na casa da Mi (a irmã dela alugou, acho) há alguns meses. Queria continuar vendo, pois estava interessado, mas por algum motivo não deu. Bem, acabei de assistí-lo do começo ao fim.

De fato é um filme muito melhor do que os outros dois. Pra começar não existe desperdício de tempo com besteirinhas que não interessam a ninguém (isso realmente me irritou nos outros); a fotografia e a edição são muito melhores, assim como o roteiro e até os efeitos. Claro que podemos dizer que é muito mais confortável contar uma história em um universo estabelecido, mas isso não é desculpa pra trabalho mal feito. Existe um mistério bem trabalhado na história, os personagens estão mais legais (com excessão daquele ruivinho, que é um saco e o ator não ajuda nem um pouco).

Eu recomendo Harry Potter e o Prisioneiro de Askhaban. Ótimo filme de entretenimento.

PS: Não vale apontar HP como "coisa pra criança" para refutar minhas críticas. Só porque é infantil não quer dizer que deva ser mal feito.

3 comentários:

|3run0 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
|3run0 disse...

Não só o filme, o 3o livro tb é o melhor até agora. No filme, o diretor foi o sei-lá-das-quantas Cuaron, de 'Y tu mama tambien'. O estudio vetou a ideia original de Harry, Hermione & Ron fazerem um passeio de auto-descobrimento com suas vassouras pelas praias da Cornualha, então eles tiveram que improvisar.

Mi, de Camila disse...

Lerei para os nossos filhos com certeza. E talvez darei de presente ao Bruno e à Cecília. Considero uma fábula divertida e viciante, apesar de não conter a mesma grandeza de outras histórias, e recomendo para uma iniciação de hábitos frenéticos de leituras.

Comigo foi o Monteiro Lobato, mas não acredito que as histórias do sítio terão o mesmo poder daqui há dez anos...