terça-feira, setembro 21, 2004

fcj

fcj

Sou terminantemente contra a criação do FCJ e da Ancinav. Caso você não saiba do que estou falando, é melhor ler mais periódicos de notícias. Se mudarem as propostas desses órgãos, minha opinião pode mudar, mas do jeito que está, de jeito nenhum!

Não sou contra órgãos reguladores. Sou contra órgãos controladores. Algo como a OAB, ou CRM e CREA fazen sentido para mim. E numa conversa hoje com a Mi conclui que todas as profissões para as quais há curso superior, deveria haver algo do tipo.

Uma associação, formada por profissionais atuantes na área, sem vínculo de subordinação ao governo, para elaborar uma prova, como da OAB que verifica a competência do indivíduo em exercer sua profissão. Os aprovados recebem uma licensa de atuação, e haveria uma série de ferramentas para proteger os profissionais e seus clientes e evitar problemas de incompetência.

E também serviria para manter inxiridos e charlatães longe. Experimentação e pessoas que atuam em diferentes áreas não é algo que me perturba, mas experimentação não pode ser confundida com picaretagem. Outros mecanismos poderiam ser desenvolvidos para assegurar que pessoas não-formadas em determinadas profissões (outras que não sejam algo potencialmente perigoso como medicina) possam atuar na área de uma forma regulamentada e com qualidade. Auto-didatas de competência às vezes merecem mais espaço do que muitas pessoas formadas em faculdades.

Falo isso como alguém que apanha para conseguir viver do que se formou, luta com clientes ignorantes e disputa espaço com sobrinhos "extremamente" talentosos. Acredito no meu potencial como produtor, mas sou um péssimo negociador, com certeza diversas áreas seriam beneficiadas com medidas desse tipo.

Sem comentários: