quarta-feira, outubro 06, 2004

grafitti

grafitti

na folha de hoje:

Guerra do grafite mancha túnel da Paulista



Eu digo: bem feito! Eu nem sabia que os desenhos anteriores, que eu vi tantas vezes passando por aquele tunel, apelidado apropriadamente de buraco da paulista haviam sido cobertos.

E cobertos pelo que? Reproduções de obras de pessoas mortas e chatas. Nada contra os modernistas. Mas quem sai ganhando com aquelas reproduções? São de artistas consagrados e que já integram os anais da História da Arte no Brasil e no mundo. E o que aconteceu com os tantos outros trabalhos, realizados coletivamente em um esforço cívico de tornar aquele buraco uma expressão artística honesta e interessante.

Provavelmente mais uma decisão tomada em comitê. Os antigos desenhos eram parte da cultura e contavam uma história. As reproduções modernistas são um ótimo exemplo de decisão arbitrária, sem fundamento, autoritária e repressora. Tais atitudes já têm se mostrado presentes no governo federal, e agora mostrou seu maior braço na administração da Marta.

Podem me chamar de exagerado. Mas eu acho isso mesmo. É o fim da picada. Pessoas comuns, daquelas que pegam os ônibus lotados, suam para pagar as contas ou conseguir um estudo decente; decidem dedicar tempo, esforço e recurso para se expressarem e deixarem uma marca interessante e válida na cidade. Então a prefeitura decide que seria melhor apagar isso tudo e colocar reproduções de obras. Reproduções! Ainda se fossem painéis originais, gentilmente doados, eu poderia perdoar. Mas isso é ridículo.

Posso estar sendo romântico demais, também. Bem possivelmente quem desenhou tudo aquilo só estava querendo se divertir. O que é ainda melhor.

Fora que existem tantos outros lugares na cidade que merecem atenção e embelezamento. O viaduto perto da minha casa é uma desgraça de feio. Ele costumava ter grafites há vários anos atras. Foram pintados de cinza. E agora existem uns canteiros esquisitos; com uma montanha de terra e algumas plantas feias. Como tenho saudades dos grafites.

Portanto, pichar as atuais reproduções é uma ação de protesto extremamente válida. E até digo que é leve. Eu sugiro que os grafiteiros se organizem para realizar uma grafitada intensa, feita toda em uma noite; recobrindo esses absurdos com algo mais divertido e interessante.

Sem comentários: