sexta-feira, fevereiro 04, 2005

let's make a movie

let's make a movie

Com essa história de submeter curta pra pegar grana com a Petrobrás, assistir a alguns filmes aqui na casa do André (ainda estou em BH, pra quem não sabe), ficar cutucando o marcos pra ele fazer logo a cópia do Alvorecer pra gente poder terminar de trabalhar o som e tudo mais, ando pensando bastante em cinema.

Mas pensando em fazer cinema. Não o curso também, penso em escrever roteiros e dirigí-los. Andei tendo novas idéias, roteiros completamente novos, continuações pro Alvorecer (idéias que levariam o conceito em outras direções - que papo furado, né?), relembrando idéias antigas que não me empolgam tanto e outras que me empolgam bastante.

E então fiquei pensando como tenho amigos diferentes, que não se empolgam tanto pelas minhas idéias de filmes que exploram o lado bizarro da vida.

Eu fico empolgado apenas com a idéia de FAZER o filme. Ele ser exibido em salas de cinema deve ser algo que meus sentimentos não conseguem nem emular. E fico me perguntando se meus filmes seriam bem recebidos por pessoas que jamais me viram na vida; afinal, só mostrar pros amigos não conta.

Mas algo que achei interessante é como consigo ter idéias tão distintas. Isso tudo pode parecer um enorme papo furado, mas é o que eu acho. Tenho várias idéias distintas. Algumas coisas mais leves e falando de sentimentos e essas babaquices; outras tentando mostrar o lado negro das pessoas; outras sobre desolação e desespero e outras que eu nem sei sobre o que são, mas são legais. E isso me deixa satisfeito.

Embora seja bom você poder reconhecer o estilo de um cineasta, ou autor, ou desenhista ou o que seja; muitas vezes tem-se a impressão de que depois que achou algo que dá certo, o sujeito se acomoda e fica numa posição confortável (como no caso do M. Night Shyamalan). Dois ótimos exemplos de quem consegue imprimir um estilo reconhecível em diferentes tipos de obras seriam Alan Moore e David Fincher.

Mas isso são um monte de devaneios e nada mais. Um passo de cada vez. Vamos terminar o filme que começamos e fazer aquele que a petrobras vai me dar um tanto de grana pra fazer (espero!)

Sem comentários: