domingo, junho 17, 2007

figuras paternas


Nessa semana, além do meu aniversário, passou o aniversário de José Antonio Mafra, meu avô, que morreu em 1997. Quando pequeno me lembro de sentir medo da hora em que meus avós morressem, pois eu gostava muito deles.

Depois que aconteceu, metade tornou-se verdade. Não tenho mais contato com minha "avó" desde a morte dele, mas dele eu sinto muita falta. Gosto da minha família, especialmente minha família extendida, e se há alguém de quem eu gostaria de dar orgulho e receber aprovação é dele. Já infernizei vários amigos contando as circunstancias da morte dele e falando o quanto eu tenho saudades.

Estou falando tudo isso pois hoje é dia dos pais nos EUA, e o postsecret está "especial dia dos pais". Um segredo que me chamou atenção foi esse:

Isso porque acho de suma importancia estimular a imaginação infantil. Participar na construção das ilusões. Lembro-me que um vizinho nosso, tio Sérgio me fazia acender um isqueiro perto do assento traseiro do carro pra "ligar o turbo" e ao mesmo tempo ele ligava o ventilador e pisava fundo. Além disso há a clássica história que minha mãe me contou no meu aniversário de 8 anos, de que éramos alienígenas e que meu vô era um cúmplice nosso que escondera nossa nave sob a represa da fazenda - fato que ele me confirmou ao telefone.

Essas bobagens nos ajudam a enxergar quando mais velhos que ainda é possível pensar em bobagens e passá-las para frente. E a quem melhor passar do que nossos filhos?

No caso já está tudo arranjado para passá-las ao meu afilhado, que receberá muitas pílulas de sabedoria direto do prof. Xavier.

2 comentários:

Zecao disse...

Bela fotografia do seu avô!
Abração!

Mi, de Camila disse...

Eu sinto uma invejinha branca das suas figuras paternas. Meu avô era o máximo, mas minhas lembranças com ele são super restritas...

Também lembrei de você e da sua mãe com esse postsecret!