sábado, setembro 01, 2007

o novo papel

Meu amigo comprou hoje um motofone, aquele celular feijão com arroz da motorola, que até agora eu achava algo aquém das minhas necessidades e cujo único atrativo era ser fino e barato.

Pois bem, comentando sobre o celular eu disse algo como "ah, esse seu celular com display de e-paper...", e o assunto e-paper entrou em pauta. "quando esse e-paper vai sair comercialmente, hein?", perguntou ele, então resolvemos checar no receptáculo universal de conhecimento.

Qual não foi a surpresa ao descobrir que o display do telefone é de fato feito de e-paper? Para quem não sabe e-paper é uma tecnologia que re-inventa o papel, projetando imagens em uma superfície fina e flexível; a imagem fica "impressa" indefinidamente e energia só é gasta quando a imagem muda. A leitura de maneira geral é menos cansativa que uma tela CRT ou LCD e mais fácil em ambientes muito iluminados. Visualmente a textura parece de fato mais com papel do que com uma tela (meio como aquelas lousinhas mágicas).

Agora pensem, o motofone é projetado e marketado como um celular simples e barato, voltado para aqueles que não se importam com muitas funções ou não tem como pagar por elas (a maior parte do menu é falado, para ajudar aqueles que não sabem ler). Levando isso em consideração, e-paper é de fato a escolha ideal, pois é barato e gasta pouca energia.

O telefone continua aquém das minhas necessidades, mas ganhou meu respeito pelo uso dessa tecnologia que eu considero do futuro. Está em evolução, e-paper colorido já é possível e não vou me surpreender quando as versões touchscreen começarem a surgir....

4 comentários:

Mi, de Camila disse...

Esse vai ser o meu próximo telefone. Espero que ele dure muiiito tempo. Acho sensacional a idéia de que ele só faz o que eu realmente USO de um celular.

Tipo, agora, tô com um aparelho emprestado que faz milhões de coisas, mas continuo usando só pra ligar, mandar SMS, despertar e mandar SMS. Mas ele é colorido e fica MUITO chato de ler no sol.

Enfim, acho a idéia de ter um celular limitado genial. E acho que poucas idéias limitadas são geniais, o que torna o Motofone ainda mais genial.

Mi, de Camila disse...

*O segundo SMS era pra ser o viva-voz.

Anónimo disse...

Meu amigo também tem um desses celulares e me agradaria muuuito ter um também, só que a "fonte" dele é toda em estilo led, daquele tipo relógio de microondas, tornando impossível de ler SMS, por exemplo.

Já viu relógio de pulso de e-paper?

Unknown disse...

Eu diria que o comentário da Mi tb foi genial! rs!
Abs!