sexta-feira, outubro 19, 2007

AS CRIANÇAS PERDIDAS DE BUDA (2006) - 31ª Mostra de Cinema de SP


No interior da Tailândia vive um ex-lutador de mai-thai, agora um monge budista ele recolhe crianças para educá-las e ajuda como pode os vilarejos montanheses perto de seu monastério até a fronteira com a Birmânia (você pode conhecâ-la como Myanmar agora, mas sempre será Birmânia pra mim).

O filme do Holandês Mark Verkerk mostra o dia a dia dessa figura e aqueles que estão à sua volta (destacando três crianças ao longo de um ano). O filme é competente, mostrando como crianças vão parar sob seus cuidados, o dia a dia, a maneira que o monastério se sustenta e uma viagem de 100km à cavalo até a fronteira, entre outros eventos.

A narrativa se constrói apenas pela observação dos eventos e através de algumas entrevistas diretas com o monge, sua "freira"(?) e algumas das crianças. A primeira vista o filme parece distânte e averso à interferências mais diretas, mas ao observar a maneira como algumas cenas são executadas, complexas demais, é de se questionar o quão expontâneos alguns eventos mostrados foram. Em paralelo, a ausência de um narrador, em uma história com tanta carga emocional por trás pessoalmente fez falta, todas as informações complementares são passadas através de legendas.

Interessantemente, isso traça um pequeno paralelo com a própria figura do monge, que em suas próprias palavras acredita no "tough-love" (amor durão), misturando doçura com severidade no tratamento das crianças e dos aldeões.

Nota 3 em 5.

Sem comentários: