domingo, outubro 23, 2005

mostra mafra de cinema - filme 1: Dumplings

Hoje vi meu primeiro filme da mostra esse ano: Dumplings. Aqui vão algumas palavras sobre ele...

Uma mulher chinesa madura, entre 40 e 50 anos, com cabeilo e pele impecáveis, roupas de grife novíssimas, unhas perfeitas e uma bela bolsa entra em um cortiço. Ela chege de táxi, obviamente, e após pedir informações em uma barbearia fétida chega ao seu destino: Uma pequena loja de bolinhos (os dumplings do título).

Uma jovem sexy com roupas de mal gosto responde e rapidamente a recebe. Ela desafia a visitante a adivinhar sua idade, o que não consegue.

Então ela começa a preparar os bolinhos, nada sutilmente, com um cutelo e mãos rápidas.

Após serví-los, a freguesa hesita e acaba por derrubar um dos bolinhos. Ela exita pois ainda pensa no recheio dos bolinhos, e não no resultado que irá adquirir com seu consumo: Fetos humanos.

O filme é sensacional, tem uma edição boa e algumas tomadas muito bem pensadas. Os efeitos especiais são excelentes e totalmente convincentes. A trilha sonora é boa, embora algumas deixas sejam um pouco bestas, e a sonoplastia é totalmente perfeita. O roteiro pode ser meio estranho, mas eu gostei. Ele não faz sensacionalismo imbecil sobre o conteúdo dos bolinhos, as personagens têm reações verossímeis e condizentes com suas personalidades; a única tentativa de susto besta é manifestada na forma de um pintinho.

Há uma mistura de cenas fortes (especialmente para mulheres - não digo isso por machismo, mas pela natureza das cenas), momentos de humor negro, frieza e humor incidental.

Valeu a pena, é bem o tipo de filme que estava afim de ver (em termos de temática) e uma das razões para se ir a mostra (em termos de inusitado). Recomendo. E que venham outros!


crunch, crunch, crunch


OBS: Foi legal também a companhia, depois de reencontrar Paulinha e Praia no Orkut, fomos juntos ao cinema depois de muito tempo, e ainda encontrei a Prof. Lucilene na fila!

Sem comentários: