sábado, julho 22, 2006

sometimes i feel so lonely

Há tempos queria falar de amigos que se foram, ou que sequer o foram.

Hoje em dia se cruza com tanta gente todo dia, e tantas delas poderiam ser bons amigos, mas por algum motivo não o são. E todos passamos por um momento em que olhamos em volta com um ar de auto-questionamento e pensamos: "esses são os meus amigos?" e desejamos que aqueles estranhos entrem nas nossas vidas.

Temos aqueles de longa data, que jamais sairão de nossas vidas, por mais diferentes rumos que elas sigam, eles acham um jeito de estar do seu lado, mesmo sem fazer questão de se esforçar. Não adianta tentar distanciar-se, eles fazem parte de você, mesmo que hoje você seja o oposto de quando a amizade parecia inevitável.

E quando os perdemos? Os motivos para isso são tantos que listá-los seria um exercício de encheção de lingüiça. Tenho uma pequena lista mental, que pertence só à mim, de pessoas com as quais gostaria de ter partilhado um companheirismo maior, e que até cheguei a fazêr-lo, mas algo aconteceu no caminho.

Recentemente tenho feito um esforço maior para conectar, pois não adianta ter a mente aqui e o coração totalmente em outro lugar, é preciso misturar tudo num liquidificador. E mesmo antigas amizades distanciadas parecem estar voltando.

E agora, uma grande amiga acaba de partir. Um ano de sentença no mínimo. Não quero tentar prever as conseqüências disso, embora as vezes seja inevitável. Penso nas pessoas agregadas que posso perder, e ao mesmo tempo, relembro de outras pessoas que gostaria que estivessem mais presentes.

"Se um homem não faz novas amizades à medida que avança na vida, ficará logo sozinho. Um homem, senhor, deveria manter suas amizades em contínuo restauro."
S. Johnson (1775)

Sem comentários: