quarta-feira, maio 11, 2005

captain, she's givin' all she's got!

Existe um diálogo em Star Trek III que é mais ou menos assim:

Scotty: Os reparos devem levar oito semanas senhor, mas eu consigo fazer em duas.
Kirk: Sr. Scott, você sempre multiplica seus cáclulos por quatro?
Scotty: Claro senhor, senão, como vou manter minha fama de milagreiro?


Pois então, eu não sou o Scotty, não sou milagreiro. Se me dão uma tarefa e pedem uma estimativa de tempo, eu sou sincero e tento dar o tempo em que eu realmente acredito consigo realizar tal tarefa. Existe sempre uma grande chance de que eu erre, pra baixo ou pra menos. Se eu termino antes, viro milagreiro, se eu termino depois, viro enrolador. E eu não gosto de ser enrolador, mas também não tenho a necessidade de ser milagreiro, de sair por cima, sabe? Quero ser honesto e espero o mesmo dos outros.

Pois então, fico puto quando simplesmente limam minha estimativa e a dividem pela metade como se eu fosse algum trouxa. Pior ainda, fica aquela impressão de que eu estou tentando é embromar, dar um prazo longo só pra poder ficar batendo punheta ao invés de trabalhar. O que isso diz sobre mim? Cadê a confiança?

"Mas isso é porque eu honestamente acho que dá pra fazer em menos tempo." Ah, maravilha, então eu tenho que fazer tudo correndo para satisfazer as espectativas fantasiosas alheias? Seja realista! Isso ainda por cima vindo de quem não tem a menor noção de tempo, para quem cinco minutos se esticam até uma hora.

Existem certas coisas que eu não gosto de fazer com pressa, justamente porque as chances de dar merda aumentam proporcionalmente, especialmente quando há muitos elementos sobre os quais eu não tenho controle, não posso adaptá-los, tenho é que me adaptar a eles. E ai, como faço dentro do limite de tempo? Sento e choro ou faço de qualquer jeito? E depois estou sujeito a reclamações do mesmo jeito.

Pra mim é uma questão de respeito. Pura e simplesmente. Respeito pelo meu trabalho e pelo meu caráter.

Se quiser impor limites, escolha um, ou o tempo, ou as tarefas. Alguém tem que ceder.

Nota pessoal: Aprender a escrever posts mais sucintos e instigantes e não desabafos anonimos que pra quem sabe fica bem óbvio.

2 comentários:

mrcsh disse...

Bah! Aquela imagem do Anakin está muito boa! O trailer novo me deixou empolgado e ele realmente parece um Jedi caído. =P
Dia 18 eu vou ver a pré-estréia, me aguarde!
E o que vc quis dizer com "passo semanas na internet"?

PS: Comments sobre o post em si a seguir...

mrcsh disse...

Hmmm... O problema é que essa jogadinha do Scotty é parte integral do famoso "jeitinho brasileiro".
As pessoas por aqui já acham isso tão normal que nem consideram que neguinho esteja sendo sincero. Eu me lembro de uma colega me ensinando que, ao ir captar dinheiro para um filme, sempre pedir o dobro do que se quer. o.O
Também não curto isso, aliás. Se quiser, dou um orçamento explicando exatamente o porquê de cada gasto, mas não me venha com essa!