sábado, agosto 27, 2005

erros primários

Meu pai usa um programa pra administração agropecuária chamado GVFarm. Eu não mexi nele o suficiente para julgar se é bom ou ruim, mas o velho gosta dele, tanto que o utiliza a anos e sempre conversa com o criador do soft para dar dias de possíveis melhorias.

De fato ele pode até ser muito prático e útil em termos de utilização, mas em termos de instalação e configuração ele é uma melequinha. O pior é que quando o programa não funciona devidamente meu pai vem falar COMIGO, sendo que são problemas do programa, não do computador, como se eu pudesse resolver a situação.

E meu pai ainda acredita em misticismos da informática, como a idéia de que o GV foi projetado para "qualquer windows". Isso não existe. Sendo essa plataforma xula, e mesmo que não fosse, cada versão do Windows tem diferenças com relações às anteriores que de fato podem afetar o funcionamento de programas antigos. Aquele adesivinho "designed for windows XP" não é apenas marketing. O fato do programa rodar apenas em contas de administrador não parece ser um alerta de que há algo errado com ele, nos olhos do meu pai. Agora, que o programa nem assim está funcionando meu pai quer que eu instale de novo. E não apenas isso, mas quer eu pegue na internet o arquivo de instalação novamente (que devo acrescentar: é um zip contendo meia dúzias de pastas que representam disquetes, para sentir o grau de atraso da coisa) como se miraculosamente, o MESMO arquivo vai se curar de eventuais problemas.

Essas coisas me deixam muito nervoso. Meu pai pede minha ajuda e não ouve porra nenhuma do que eu falo, de que essas "soluções" que ele apresentam não adiantam de nada, e que eu não sei fazer o programa funcionar quando o problema está nele. Quem pode resolver é quem fez o programa, é com ele que ele deve reclamar.

ARGH

Sem comentários: