terça-feira, julho 10, 2007

keylogger - utilidade pública

Como alguns podem ter percebido e outros já sabem, estava com um grave problema no meu teclado. Alguns acentos específicos, como crase e circunflexo não estavam funcionando corretamente, a tentativa de digitar "ê" resultava em "~e" e outas bizarreiras do tipo.

Fucei a internet como um doido e achei outras pessoas (inclusive o ombudsman da Folha online) com o mesmo problema mas nenhuma solução. O máximo de ajuda que encontrei foi "rode um anti-virus".

Bem, rodei o AVG, o Ad-Aware, o RegClean e o AVG Anti-Rootkit. Esse último deu algum resultado: Apontou um rootkit chamado eomd.exe. Mandei arrancar na semana passada e o problema cessou por alguns dias, mas depois voltou. Nem mesmo o ponto de restauração do sistema que eu criei ajudou em voltar as coisas ao normal.

Hoje resolvi arrancar essa merda de uma vez por todas, então cacei informações sobre o tal eomd e descobri que trata-se de um maldito keylogger que eu não sei como diabos veio parar aqui. Minha solução para o problema foi:

Rodar de novo o Anti-Rootkit e remover o eomd. Mas antes de reiniciar, rodei o regedit e mandei fazer uma busca por todas as instâncias do eomd e as apaguei manualmente. Pronto! Foi-se. Espero assim ter ajudado alguma pobre alma com o mesmo problema.

Ah, sim, mais uma dica: Como se trata de um keylogger, não se esqueça de trocar todas as suas senhas. E crie um ponto de restauração antes de mexer no registro!!

1 comentário:

Mi, de Camila disse...

Tomara que isso NUNCA aconteça comigo, porque eu não faria a mínima idéia de por onde começar!