terça-feira, janeiro 22, 2008

tecnologia a favor do desperdício

Desde pequeno fui ensinado a fechar a torneira enquanto escovo os dentes, e conforme cresci, lavar o rosto e fazer a barba. Ao mesmo tempo, aperto o botão do elevador apenas em uma direção: a que me interessa ir.

Aliás, isso é algo que poucas pessoas parecem compreender. O elevador sabe onde ele está, e sabe de onde o estão chamando. Não sabe apenas para onde você quer ir. E ele irá buscá-lo quando estiver indo na mesma direção para onde você vai, assim economizando energia. Ou seja, se você vai ao 5º andar, o elevador está no 20º, e você no primeiro; não precisa apertar para baixo para ele descer, ele sabe que o térreo é para baixo, aperte para cima, pois é pra onde vamos. Já até saí no tapa com minha irmã por isso.

Dito isso, recentemente meu prédio instalou displays de andar em todos os andares. Assim você sabe qual dos elevadores está mais próximo e pode chamar apenas o que está mais próximo, assim economizando energia. Entretanto, esse simples conceito ainda não foi captado por todos do meu condomínio, já que muitos continuam chamando dois elevadores, a ponto de papel ter que ser gasto pedindo para que não se faça mais isso.

Enquanto isso, em uma determinada agência em que estou temporariamente, o mictório possui detectores de pinto para dar descarga automaticamente, e a torneira é daquelas de botão. Mas hoje mesmo testemunhei um sujeito já possuidor de cabelos brancos, segurando o botão da torneira enquanto escovava os dentes.

Moral da história: Não há tecnologia que barre o desperdício por ignorância.

1 comentário:

Renata disse...

Praticamente todos os dias eu vejo esse tipo de cena. Seja aqui no prédio, seja na rua, seja no trabalho. Vizinhos que moram no primeiro andar e chamam os 3 elevadores (inclusive o que está no 12º andar) pra subir, torneiras abertas (essa dói o coração... a água tá acabando, minha gente!), luzes acesas, e por aí vai.

Mas aí eu te pergunto: vale comprar briga com gente ignorante?

É o que eu me pergunto quase todo dia. Parece que há uma ligação muito próxima entre a ignorância e o egoísmo. E aí, fica difícil argumentar com alguém que só ouve o que quer e só faz o que é conveniente para ele. Tento fazer a minha parte, mas ainda está pra surgir alguma tecnologia que nos ajude a lidar com esse tipo de criatura.