terça-feira, abril 20, 2004

cum undun

Meu pai acabou de vir me perguntar como faz pra colocar data na foto com a Jenny (leia-se: minha camera digital absurdamente incrível). E com muita satisfação respondi que ela NÃO FAZ ISSO.

Eu acho foto com data em cima algo simplesmente abominável. O arquivo eletrônico já tem data e se vc está tirando uma foto analógica, que porra que custa anotar a data no porta-negativo ou no álbum; e de qualquer maneira, muitos serviços de impressão imprimem a data da impressão atrás da foto. Colocar data na foto é sinal de preguiça e estraga a composição da foto.

Mas também, quem gosta de colocar essas merdas em foto provavelmente não sabe o que é composição. Não sei nem porque me preocupo.

Um adendo para aquelas pessoas do fotolog que ficam colocando uma espécie de marca d'água nas fotos com o nome ou coisa que o valha. Que pretensão absurda! Como se alguém fosse roubar aquelas maravilhosas fotos pra usar em algum trabalho multimilhonário. "Temos que salvaguardar nossos direitos autorais", bah, faça-me o favor! E ainda que alguém faça algo do tipo, paciência, faz parte da vida; ninguém mandou tirar uma foto incrível e não fazer bom uso :P É por isso que minhas melhores fotos ficam escondidas.

E mesmo assim, quando coloco uma foto no mundo, pronto, acabou, ela está lá pra ser vista, e se alguém quiser reproduzir, vá em frente; seria bom saber que as coisas que eu faço ganham vida própria, seguem em frente e agradam os outros. Cadê o espírito de coletividade. Um fulano que "rouba" minha foto pode até se achar espertalhão, mas ele na verdade não o é, já que não roubou nada, eu é que coloquei a foto lá...

Sem comentários: