terça-feira, março 15, 2005

20 anos?

20 anos?

No Jornal Hoje houve ume reportagem especial celebrando os 20 anos de democracia no Brasil. Peraí, só eu estou fazendo a conta errada?

Se não me engano, Tancredo Neves não foi eleito pelo voto popular, o que em minha consepção ingênua não contitui como uma eleição democrática. Afinal, o povo não participou dessa decisão.

É incrível como as pessoas engolem um monte de papo furado como se fosse uma conquista absurda. Não quero aqui tirar o mérito daqueles que lutaram contra a ditadura (meu avô e tantos outros conhecidos entre eles), mas quem instituiu a chamada democracia no Brasil não foram eles, foram de fato os militares.

Eu não tenho a menor idéia do que se passava na cabeça deles, mas eles simplesmente desencanaram, pularam fora e falaram "tá bom, seus pentelhos, toquem esse país."

E então surgiu um civil pra tocar o Brasil. O que, apesar de ser bem mais interessante que um general linha dura, ainda não é uma democracia.

Em outro momento da reportagem, foi dito que temos muito o que comerar com esses "20" anos. E eu me pergunto: Por que? Quando houve de fato um exercício democrático e um presidente foi eleito pelo povo ocorreu um puta escândalo político. Com certeza o mais lembrado por todos os que estão vivos, mesmo que não compreendam exatamente o que ocorreu. Comemorar? Isso é de chorar! Quando finalmente podemos escolher aquele que vai nos representar, descobrimos que é um grande filho da puta que soh pensa no ganho próprio. O que tem de democrático nisso?

Depois a poeira assentou e o Brasil seguiu com outros comandantes e eleições, cada momento tendo uma notícia de destaque para que os opositores caíssem de boca. Não estou aqui para analisar esses eventos.

Comemorou-se na reportagem também que a liberdade de expressão e de imprensa foi uma grande conquista com o fim do governo militar. Isso eu devo concordar, mesmo que muita politicagem, grana e falcatrua ainda corra no meio de comunicações por aqui (mas onde não corre?). E podem falar o que quiser de mim, mas eu tenho medo sim da ANCINAV e do CFJ, que podem fazer esses 20 anos mal contados irem pelo ralo...

Sem comentários: