quinta-feira, março 03, 2005

uma chamada não atendida

uma chamada não atendida

Mais uma vez passei na frente de Holywood e assisti a um Horror Japones que está prestes a ser remakado pelos gringos. Fiz isso em The Ring; Dark Water (que está sendo refeito por Walter Sales) e The Grudge (cujo remake ainda não vi).

Antes de mais nada, o filme se chama na verdade Chakushin ari (One Missed Call), ainda sem título em português, mas dá pra entender, né? E é foi dirigido por Takashi Miike, um diretor japones muito louco. Louco de pedra mesmo. Assisti apenas um outro filme dele, Audition, mas foi o suficiente para rotulá-lo como o filho japones de David Lynch e David Cronenberg.

O filme é bem legal, mas ao mesmo tempo decepciona. Depois de Audition, eu esperava algo melhor. Tá certo que para ser refeito por americanos, a versão original não poderia ser tão bizarra quando Audition, assim eu imaginava que seria um terror um pouco mais tradicional (para padrões nipônicos). Mas mesmo com isso em mente, senti falta de alguma coisa.

Na minha opinião, de todos os filmes japoneses do gênero que eu vi, é mesmo o melhor. Mas mesmo assim, alguns elementos presentes nos outros que eu mencionei, são bem óbvios no filme. Algumas temáticas mais sutis como a relação de amor e medo com a tecnologia são bem exploradas; mas outras coisas como meninas cabeludas parecem um tanto quanto repetitivos.

Não quero entregar a trama. Em termos de realização, acho que é mesmo o melhor, pois foi o que tem os melhores valores de produção, melhor roteiro e montagem (mesmo que tradicional, coisa que a de Ju-On [The Grudge] não é, e de Audition muito menos). A montagem não linear em Ju-On dava mais profundidade ao sentimento de inesperado, mas descartava aquela clássica ferramenta de acompanhar a donzela em perigo em sua jornada, coisa que Chakushin ari faz, e faz bem.

Mas tudo é realmente muito bem trabalhado e explorado, e é um filme bom. E ainda por cima tem um dos melhores zumbis do mercado.



moshi moshi

Sem comentários: