segunda-feira, fevereiro 11, 2008

bloggers vs jornalistas


A richinha entre blogger e jornalistas não é novidade. O debate sobre se o conteúdo publicado por bloggers é válido ou não como fonte de informações não terminou. A imprensa tradicional, embora tenha seu lugar, como uma criança amedontrada se sente extremamente ameaçada por aqueles que escrevem por gosto (e com alguma sorte e qualidade conseguem unir isso a remuneração).

E como todos aqueles que se sentem ameaçados, assume uma posição defensiva, de coitadinho e começa a difamar numa tentativa de descreditar bloggers como classe.

Ao mesmo tempo, blogger que levam a sério seu papel como fornecedores de informação (seja de qual tipo) e formadores de opinião (embasadas ou não) estão em uma constante luta para se legitimizar. É a velha batalha dos profissionais contra os diletantes.

Um momento curioso aqui na Campus Party ocorreu hoje à tarde, quando uma reporter da globo, acompanhada de um cinegrafista passou ao lado da área CampusBlog exclamou: "Não, não. Eles sao profissionais, são imprensa" quando o cinegrafista ameaçou fazer uma tomada dos blogueiros. Essa pequena confusão me causou uma certa satisfação, e é um ótimo exemplo de que jornalista não é significado de bom jornalismo. A tal (me desculpem, não lembro o nome) fez um julgamento superficialíssimo e negligenciou uma área do evento ainda por cima confundindo-nos com sua própria laia.

Mas vamos tomar um caminho mais light, ou ao menos bem humorado. Confiram as fotos da intervenção artística de protesto que eu, Duende e sua companheira fizemos na área de imprensa. Detalhe, a ideia de "não alimentar os animais" partiu de uma certa blogueira/jornalista.

Sem comentários: