segunda-feira, fevereiro 18, 2008

wikimovie?

O site Limão produziu durante a CampusParty um filme chamado "Amor Dois Ponto Zero" estrelado por s1mone e dulcetti. É simpático e bem humorado, eu pelo menos me diverti assistindo.

Mas o que incomoda é a declaração de que ele seria o primeiro "wikimovie". O que diabos é um Wiki Movie? Não tenho muita certeza, mas garanto que este não é o caso de Amor Dois Ponto Zero.

Sites que usam o sistema (ou o conceito, como preferir) Wiki são sites em constante mudança. Os usuários podem editar o conteúdo a qualquer momento, o que estará sujeito ao escrutínio de outros usuários, editores e o diabo a quatro. Apesar de "Amor..." ter sido um esforço colaborativo entre o Limão e alguns Campuseiros, ele não é Wiki.

Para tal seria preciso que os arquivos de conteúdo do filme fossem disponibilizados, bem como sua trilha sonora, em uma licensa aberta. Assim, qualquer sujeito poderia pegá-los e retrabalhar o filme à sua maneira, soltando-o posteriormente em uma licensa cabível, e assim sucessivamente.

No caso de "Amor", considerando que a trilha sonora não é licensiada em CC ou nada do tipo, e o site Limão é copyright, creio que possa haver um conflito ainda maior.

Outros filmes já exploraram esse conceito plenamente, muito antes do Limão, e não se impuseram a alcunha de wikimovie. Isso me parece muito mais golpe de marketeiro do que intenção de aplicar um conceito.

2 comentários:

mrcsh disse...

Tracey Fragments FTW!

Mi, de Camila disse...

Ô Mafra, libera o feed completo do seu blogue!