quinta-feira, novembro 27, 2003

he took her to a movie

Estava aqui conversando com a Kaori sobre Quadrinhos e preconceito e achei legal o que eu disse (embora eu já tenha dito inúmeras vezes) e vou colar aqui um pedaço da conversa:

kaori:
Ah sim... mas este eu nem pensei em te dar... odeio hulk...
hal_jordan:
num fala besteira. o filme do hulk eh uma dos melhores do mundo. e nao soh de filmes de quadrinhos
kaori:
Ah... aquele primeiro sim... este último.. sei lá! Tá mais para uma mutação de Golias do que Hulk!!! hehehe
hal_jordan:
q primeiro, guria? soh existe esse filme do hulk
hal_jordan:
aquilo era serie de TV
kaori:
Isso isso isso!!! Eu jurava que era filme!!! Viajei!!! hahahaha
hal_jordan:
cara, vc tah falando mta besteira.
julgar o filme soh pq vc num gostou de um efeito especial é a maior prova de falta de capacidade de julgamento q tem
kaori:
Não... não é por causa do efeito... sei lá... eu não curto muito mesmo, bem os quadrinhos, nem o filme!!!! X men eu assistí só porque meu irmão comprou o DVD... nem fui no cimena para assistir! Pq se fosse assim, eu teria odiado matrix e todos os outros filmes que sei lá... usaram efeitos... entende? Não né... fica difícil explicar...
hal_jordan:
isso se chama preconceito
kaori:
Não uai... isso chama não gosto mesmo uai!!!! Tenho certeza que tem algo que não gosta e que fala pros outros que não gosta uai!
hal_jordan:
quais quadrinhos vc leu?
kaori:
Nenhum! Por isso que falo!!!! Não é algo que me atrai... algo que não gosto!
hal_jordan:
se vc nunca leu, como pode saber? isso é preconceito.
julgar algo sem conhecer
kaori:
Não... então vou me corrigir: Algo que não me chama a atenção! Igual batman! Nunca lí um quadrinho, nunca ví um desenho animado... mas assistí altos filmes!!!! É só questão de chamar ou não minha atenção!!!
hal_jordan:
tá. isso eh diferente. mas hulk eh um puta filme. num falo do quadrinho dele pq nunca li.
tem varios quadrinhos q num gosto tb. só q o q as pessoas nunca sabem eh que existe um universo MUITO mais amplo do que disney, monica e super-herois.
eh como dizer que desenho japones eh só olho arregalado pq japones eh traumatizado.
kaori:
Realmente... e tem gente que acha um absurdo eu não gostar de Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e coisas do gênero!!!
hal_jordan:
eu num gosto de dragon ball tb. cavaleiros tem um lugar no meu coração.
hal_jordan:
esse eh o problema q HQ, manga, anime e animação enfrentam.
todos julgam pelos esteriotipos, num é totalmente legitimado. Aquela minha frase eh justamente sobre isso. Assistir novela todo dia nao te torna um fanatico por TV, mas ler UM mangá te torna um NERD bizarro.
hal_jordan:
e dentro desses meios, existem varias coisas que realmente soh interessam aos fas. Mas existem tantas outras de uma qualidade tão impar, que se tornam simplesmente cultura de massa de qualidade, que pode ser apreciada por qq um, desde que abaixe a guarda.

Pra vocês não ficaram totalmente por fora, vou colar aqui a tal frase que falei, eh um trecho do meu trabalho do Batman:

"É comum ouvir falar de “fãs de quadrinhos”, e uma pessoa ser referida como tal, ainda que apenas acompanhe um ou dois títulos, ao passo que raramente se ouve o termo “fã de televisão”, mesmo no caso de alguém que diariamente assiste uma telenovela ou telejornal."

E o que eu disse aí também vale para qualquer outra coisa, como cinema, rádio e jornal. Eu leio jornal todos os dias praticamente, mas ninguem fala que sou um fã de jornal. Uma pessoa que esporadicamente vai ao cinema, também não é considerada uma movie freak. Quadrinhos, uma cultura de massa tão ou mais antigas que algumas dessas que falei, e uma linguagem mais antiga ainda, continua sendo tratada como coisa de nicho, inclusive pelos próprios integrantes do nicho.

Sem comentários: