segunda-feira, junho 02, 2003

ocean spray

Assisti ao documentário sobre artes marciais (A Arte Marical no Cinema - The Art of Action: Martial Arts in the Movies)e ele serve perfeitamente pra eu tratar aqui de um assunto Oriente/Ocidente que eu já andava pensando e que uma hora ou outra teria que surgir aqui por conta dessa temática

Filmes de e com Artes Marciais.

Artes Marciais começaram a penetrar nas artes interpretativas atravéz da chamada Ópera Pequin; aquela em que só tem homens, inclusive nos papéis femininos. Uns shaolins ensinaram atores pra poder propagar o conhecimento e ir contra o governo repressor que queria acabar com toda aquela filosofia de vida. Deu certo, e coreografias marciais passaram a fazer parte da ópera.

Quando surgiu o cinema no começo do século XX; ele era considerada uma forma mais baixa de arte, e portanto os homens das Óperas se recusavam a atuar neles, assim a maioria esmagadora das estrelas de filmes eram mulheres. Isso incluia filmes com artes marciais, que não demoraram a aparecer, houverfam diversos filmes desse tipo mudos.

E isso aí é o começo. Não vou continuar dando aula de história aqui, isso tudo que eu falei e muito mais está no documentário. Quem curte o gênero deveria pegar e dar uma sacada.

O interessante é que várias vezes o Ocidente toca o Oriente e vice-versa durante a evolução das artes marciais no cinema. Influências narrativas e estéticas do cinema americano tocam diversos filmes; assim como diretores Chineses (destaque pra John Woo) que entraram no mercado Ocidental ainda trazendo consigo diversos elementos do cinema chinês marcial. Ou mesmo o Jackie Chan que não é diretor mas que agora faz um monte de filmes hollywoodianos usando suas seqüências de tretas.

E claro que não posso deixar de mencionar Matrix.

O interessante é que eu conheço fãs declarados de Matrix que acham filmes de artes marciais uma coisa chata (me pergunto quantos desses filmes eles assistiram). Eu lembro quando a Bianca e o Guilherme (que eu sei que adora Matrix, ao menos o primeiro) quiseram me convencer que "O Tigre e o Dragão" era uma produção holywoodiana (!), e que estava no vácuo de Matrix (!!)

Bom, é bem o contrário. Filmes com treta são algo comum e que rola à tempos no cinema chinês (mais em Hong Kong, mas tb fora). A única coisa é que Tigre teve mais abertura pra entrar no mercado ocidental depois de Matrix, mas sua história e seu estilo são perfeitamente chineses. Existiu sim uma relação de distribuição com Hollywood (atravéz da Sony Pictures que na verdade é japonesa) e o próprio diretor (Ang Lee) tinha dirigido alguns filmes ocidentais. Mas termina aí.

Querer que algo seja totalmente auto-contido, especialmente nos dias de hoje, é ser muito pentelho. Referências e inspiração (como disse mais acima) vêm e vão de cá para lá. Acho isso natural e ótimo.

Uma outra coisa a mencionar é que filmes de artes marcias não são apenas uma vitrine de golpes. Claro que esses casos no-brainer existem, embora o documentário queira elevar esses filmes como uma filosofia de vida profunda (hmmm, onde já vi esse papo antes?). Na minha opinião nem é tão lá nem tão cá. Quando vejo esses filmes eu me empolgo com as lutas e quero sair repetindo os movimentos que nem o Star Wars Kid. Eu não tenho vontade nenhuma de me trancar num templo com uns shaolin e ficar meditando em busca do sentido absoluto da vida.

Pra mim, a questão mais profunda das artes marcias está expressa nos personagens, como eles se relacionam e como isso conduz a história. Isso deve ser observado para buscar um filme de qualidade com artes marciais.

Quer um exemplo prático? Compare "O Tigre e o Dragão" ou "Tai Chi"(tem na blockbosta) com "As Panteras".

Nenhum dos três me tornou uma pessoa melhor, mas a qualidade dos personagens e a dedicação deles à uma filosofia de vida que inclui as artes marcias está presente nos dois primeiros, mas totalmente ausente no terceiro filme.

Pra mim o mérito de Matrix foi mostrar a Hollywood que uma série de coisas legais existem por aí. Mas como já disse uma vez, tem gente que acha que foi Matrix que inventou td....

Pesquisa é a chave, galera.


e ainda assisti a treta do boteco e essa treta aí de cima logo depois do DVD, pq tava passando na HBO


O Bruce Lee era gente fina. Ele disse que fazer uma série de movimentos absurdos é fácil e deixa todo mundo impressionado, difícil é ser você mesmo (hmmmmm, quem será que precisava ouvir isso?)

Sem comentários: