sexta-feira, janeiro 30, 2004

battlefield earth part iii: dianetics


Dianética: a Ciência Moderna da Saúde Mental é um livro escrio por L. Ron Hubbard na década de 50 e contém diversos conceitos relacionados ao funcionamento da mente humana, bem como métodos de disciplina baseados nesse conceitos voltados para tornar os seres humanos pessoas melhores.

A idéia básica é que a mente humana é baseada em duas partes:
Analitica - que como o nome diz analiza cada situação em busca da solução apropriada.
Reativa - que apenas responde instintivamente à determinados instintos.

Até aí sem grandes problemas, inclusive são idéias bem parecidas com o Ego e o Superego de Freud. Mas agora é hora de expandir.

A questão é que a mente reativa grava todas as experiências (não tenho certeza, mas talvez ela grave apenas as situações de grande stress mental) pelas quais passamos em unidades de memória chamadas engramas. Isso é algo que ocorre desde que somos apenas um feto, gravando inclusive experiências ruins de nossa mãe e nossa vida uterina.

Tudo fica armazenado no subconsciente e não damos muita atenção para essas lembranças. Entretanto, deveríamos, já que todas as vezes que passamos por algo estressante ou ruim, nossa mente analítica se desliga deixando a reativa assumir.

O problema é que a mente reativa trabalha por associação. Se por exemplo fomos chutados no rim por nossos pais enquanto Bohemian Rhapsody tocava no rádio, toda vez que ouvirmos Bohemian Rhapsody futuramente sentiremos uma estranha dor renal. Possivelmente gerando problemas psicossomáticos graves como pedras ou insuficiência renal.

Para se livrar desses males terríveis Hubbard propõe uma solução fantástica: Realocar suas memórias para a mente analítica, desativando permanentemente a mente reativa. Para isso atende-se a sessões de "audição" (auditing). O indivíduo vai falando coisas para um "auditor" ou "ouvinte" (auditor) - geralmente um pastor ou pastor em treinamento da Cientologia - e com a ajuda de um e-meter (um aparelho que mede a atividade mental do sujeito) cada engrama é explorado e re-alocado. O auditor não aconselha a pessoa em maneira alguma - ao contrário do que se faz na psicologia - e fala muito pouco.

Uma pessoa que passa por diversas sessões de audição e consegue re-alocar seus engramas com sucesso é então chamada de "livre" ou "limpa" (clear) e pode se considerar um sujeito muito feliz e muito mais sortudo que milhões de pobres coitados que não conheceram os benefícios da Dianética.

Sem muitas bases científicas esse livro está corretamente classificado como auto-ajuda em grande parte das livrarias. O tal do e-meter é nada mais que um detector de mentiras bastante rudimentar.

É possível ler e praticar Dianética sem ser um membro real da Cientologia, sendo que a maioria dos leitores procede dessa maneira, mas a ligação existe e é bem forte. Como será visto mais adiante, Dianética é o ponto de partida para toda a mitologia Cientológica.

The Hubbard is Bare[inglês]: Ótimo artigo explicando de gênio Hubbard tem muito pouco, e de plagiador, tem bastante. Suas teorias "revolucionárias" da Dianética podem não ser tão suas.

amazon[inglês]: Veja opiniões (a maioria favoráveis) sobre o livro.

submarino: Opiniões brazucas.

religious movements homepage[inglês]: Site sobre diversos movimentos religiosos descrevendo os diversos aspectos da Cientologia.

Sem comentários: