terça-feira, janeiro 20, 2004

battlefield earth - parte II: sci-fi

Bom, resolvi incluir outra parte na minha saga sobre Cientologia. Creio que será a mais curta de todas.

Só quero explicar um pouco mais sobre a Ficção Científica de L. Ron Hubbard. Como disse ela é bem estranha e ingênua, ele trabalhou como escritor principalmente durante a década de 30, se não em engano. Mas o estilo das histórias dele é realmente única: Bela porcaria.

Dentre os entusiastas da Ficção Científica, existem várias maneiras de sub-classificar o gênero. Inclusive existe uma noção de que coisas como Star Trek e Star Wars não poderiam nem ser chamadas de ficção científica pois são tão distantes do lado científico da coisa que não lhes caberia essa honra (embora vários trekkers hardcore discordem), mas creio que isso é um pouco demais.

Como um mero apreciador do gênero (do qual estou meio afastado faz um tempo, especialmente em termos literários), posso fazer umas divisões mais simplistas. Existe uma ficção-científica ingênua, mas que ainda entretém, que usa elementos de sci-fi apenas como pano de fundo para uma divertida história famíliar como Perdidos no Espaço. Ou Ficção-Científica bem distante do lado científico, mas bem próximo do lado de heroísmo e aventura, como Star Wars (antigo, per favore). Há também aquela que tenta usar de metáforas para explorar questões presentes hoje, extrapolando situações e substituindo negros por robôs e russos por alienígenas e coisas do tipo como Star Trek fez. E existe aquela ficção científica mais hardcore, que tenta realmente criar e explorar diferentes teorias envolvendo tecnologias inexistentes, como Asimov.

Isso dito, direi agora que Hubbard é algo ingênuo, com grandes toques de aventura e heroísmo, que usa metáforas pobres e acha que está fazendo algo hardcore.

O mais famoso de seus livros é justamente Battlefield Earth. Publicado no Brasil como A Reconquista - Campo de Batalha: Terra. Que na verdade foi escrito em 1980, décadas depois da chamada Era de Ouro da Ficção Cientifica (que clamam Hubbard ser um grande representante).

Nesse livro, a Terra foi dominada por alienígenas possuidores de altíssima tecnologia chamados Psychlos; que mineram todo o ouro possível do planeta, e escravizam os humanos que encontram. Os que não foram escravizados vivem como homens das cavernas, com medo e tudo mais. É então que o herói, com o ridículo nome de Jonnie Goodboy Tyler, decide sair das cavernas em busca de algo melhor. Ele acaba se deparando com um Psychlo com um plano egoísta e diabólico, mas que é na verdade tão burro como uma porta e dá a Jonnie tudo que ele precisa para libertar a humanidade.

Não vou dar muitos detalhes pq cansa e se alguém quiser ler essa meleca, vá em frente. Vale lembrar que a ciência mencionada no livro é altamente inverossímil, o livro é extremamente machista, um tanto quanto fascista e usa sim conceitos Cientológicos em sua trama (a começar com o nome dos vilões: Psychlos).

Talvez vocês se lembrem que John Travolta estreou um filme baseado nesse livro. Pois é, e o filme já dá pano pra manga de tão ruim que é. Na verdade, o que ele faz é destacar absurdamente tudo que o livro tem de pior, e o final do filme (que é a metade do livro) não ajuda nem um pouco.

link interessante:
amazon.com[inglês]: Reviews de leitores sobre o livro, que oscilam bastante entre os que detestaram e adoraram.
imdb [inglês]: Informações e fórum sobre o mair desperdício de dinheiro da história do cinema.
imdb [inglês]: Informações sobre a cancelada série animada.

Sem comentários: