quinta-feira, janeiro 15, 2004

man on the moon

O Bush anunciou a favorabilidade dele a novas missões para a Lua, inclusive como um pontapé para a tão esperada missão tripulada a Marte. Pra isso ele anunciou umas idéias gerais de cronogramas e aumentou um pouquinho o orçamento da NASA.

Alguns críticos do cara já estão que isso é conversa pra boi dormir e que a NASA precisa é de um empurrão pra deixar toda a burocracia pra tras e fazer as coisas progredirem. Também reclamam de toda a empolgação ao redor da Estação Espacial Internacional (que também aparece na declaração de Bush) dizendo que ela não é empolgante, afinal ficamos só dando voltas na Terra mesmo, sem grandes avanços, progressos e descobertas (no sentido de desbravamento mesmo).

Acho que essas críticas são válidas, mas outra coisa que me passou pela cabeça foi: Eleição. Ele declara um grande avanço, faz bem pouco pra embasar esse avanço e assim acaba caindo nas graças de dois grupos simultaneamente, arrebanhando mais alguns eleitores sem perder os antigos. Canalha.

Se for sincera a tal declaração, ainda bem, finalmente alguma coisa benéfica. Vira e mexe eu ouço gente reclamando (inclusive a respeito do Programa Espacial Brazuca) que esse tipo de coisa gasta muita grana, grana que podia ser usada pra dar comida pros famintos e outras cositas mas. Bom, eu acho que esse é um uso benéfico do dinheiro de qualquer maneira, pois está sendo usado pra pesquisar e descobrir coisas, coisas essas que servem para aumentar a compreensão das coisas; fora que muitas vezes, tecnologias desenvolvidas nesse tipo de situação acabam indo parar na vida das pessoas comum, tornando-as melhor.

Com certeza é um uso mais benevolente de recursos do que aloprar um pais para torná-lo uma colônia de estração de petróleo.

Sem comentários: