quinta-feira, janeiro 15, 2004

battlefield earth - parte I: l. ron hubbard

Guarde esse nome, e sempre que ouví-lo saia correndo. Nascido em 1911, Lafayette Ronald Hubbard, como diversas pessoas, teve várias ocupações diferentes. Sempre se mostrando exímio em tudo que fazia, sempre se superando e deixando um legado de qualidade de serviços prestados.

Uma das ocupações, bastante destacada por seus seguidores, foi escrevendo contos e romances de ficção científica; outra também destacada foi ter servido na marinha durante a II Guerra.

Supostamente durante o serviço na marinha ele sofreu um acidente que o deixou com problemas na coluna e com um olho danificado (talvez completamente cego, não me lembro) e esse detalhe é importante pois foi a partir desse incidente que ele passou a se auto-doutrinar em um método desenvolvido por ele mais tarde conhecido como Dianética.

Com o tempo a Dianética foi crescendo, mais e mais pessoas a usavam para melhorar suas vidas (fiquem tranquilos, mais tarde vou explicar melhor o que é Dianética), mas ainda sim tinham dúvidas, portanto passaram a tentar esclarecê-las com Hubbard. Vendo o potencial ele passou a escrever mais livros com novas técnicas de melhoria de vida e passou também a dar cursos e palestras. Mais tempo passou e ele aglutinou tudo isso na filosofia da Cientologia, que mais tarde se tornou de fato uma Religião.

E isso é mais ou menos a história oficial dada pela Cientologia.

Entretanto o que eles não falam é que todas essas ocupações nada mais eram do que tentativas de Hubbard de achar uma ocupação real na vida. Nada mais normal, muitas pessoas pulam de atividade em atividade. E o que eles também não falam é que ele era no máximo medíocre e ordinário em tudo o que fazia, resultado de suas flutuações de humor e outros problemas psicológicos mais graves.

Inclusive, ele era um autor bem fraco. Seus livros são ingênuos demais e se levam a sério demais. Se fossem curtos e ingênuos, poderiam ser infantis; mas são todos pomposos. A título de comparação entre fantasia e ficção; imagine que os cientologistas elevem Hubbard ao mesmo nível de Tolkien quando ele na verdade não chega nem a ser uma J.K. Rowling (que é uma autora razoável). Ele é de Paulo Coelho pra baixo.

E essa história da Guerra. Bem, não sei se o tal acidente realmente aconteceu e ele realmente ficou detonado. Todas as fotos que vejo ele parece normal e saudável dos olhos. É bem provavel que seja uma história inventada. E um incidente que nunca é mencionado por seus discípulos é que ele quase disparou contra um navio amigo, e que seu posto era bem irrisório. Existem documentos da marinha comprovando o fiasco.

Com a Dianética e a Cientologia Hubbard não apenas conseguiu vários seguidores como conseguiu grandes quantias de dinheiro. Com um time de advogados, sonegando impostos, destruindo documentos, se refugiando na Inglaterra e mais tarde em um navio (onde passou os ultimos anos de sua vida) ele se esquivava da justica e da receita federal.

A história não termina aqui, aguarde as continuações....

alguns links úteis sobre Hubbard

Instituto de pesquisas Imagick [português]: Site de uns místicos ae que puxam saco do Hubbard pra caramba.
Bare Faced Messias [inglês]: Pedaço de um site muito interessante que desce a lenha na Cientologia.
imdb [inglês]: Listagem das realizações em cinema e vídeo do grande mestre. Notem como a esmagadora maioria está relacionada à cientologia e dianética.

Sem comentários: