quinta-feira, janeiro 22, 2004

misato

Vamos falar agora de filmes. E de animes. Pra ser mais preciso, de um filme baseado em um anime. E não é qualquer anime. É meu anime preferido de longe. Não, não sou um otaku (fanático por animes), mas tenho um relativo contato com esse universo, mesmo não tendo assistido tanta coisa assim.

Estou falando de Neon Genesis Evangelion, um anime que eu simplesmente amo. Ele não é tão difícil de acompanhar como outros animes, já que é composto de apenas uma temporada e "um filme e meio".

Acontece que um filme live-action (com pessoinhas) está atualmente em estágio de pré-produção, e os responsáveis pelos efeitos especiais são os caras da WETA, a mesma companhia Neo-Zelandesa que fez os efeitos do Senhor dos Anéis. Vou colocar aqui algumas imagens do Aint it Cool News pra vocês sentirem a epicidade (o grau épico :) e o drama da bagaça.


Tokyo 3 ou New City


É aqui que a ação acontece. Note que em primeiro plano tem uns prédios detonados no meio da água. Isso é por conta de uma catástrofe global que aconteceu em 2000 (EVA se passa em 2015) e Tokyo 3/New City é uma cidade novinha em folha e está no fundo da imagem.


Asuka Langley Soryu ou Kate Ross


Essa é uma das personagem principais e minha preferida. Ela tem 14 anos e é uma das três combatentes. Você pode se perguntar por que uma criança estaria lutando. Bem, em Eva há uma razão para tudo. Inclusive essa é sua roupa especial para a treta.


Sala de controle da NERV


NERV é a responsável por proteger toda a humanidade. E aqui é a sala de controle principal e onde se operam os mega-computadores MAGI e se coordena as tretas.


Depósito de armas


Essas são algumas das armas usadas nas lutas. Por favor repare que aqueles risquinhos ali embaixo são pessoas.


EVA-02. Pilotado pela Asuka



Os três EVAs em strand-by


Antes que você diga: Mas outro anime de robos gigantes! Que bosta! Vou dizendo já que EVAs não são robôs, pra saber o que eles são, tem que assistir, e mesmo os que assistem nem descobrem o que eles realmente são.

O grande trunfo de EVA é seu final. Seus dois finais, aliás. Ambos são excelentes (o filme animado do EVA foi feito para substituir o final da série, mal recebido pelos fãs japoneses; mas eu gostei dos dois). E a série toda é a preparação para esse final. Relações humanas complicadas, mistério, conspirações, religião, profecias, joguetes políticos, ação e sangue, muito sangue. Se vocês acham que Evil Dead e Fome Animal eram filmes com muito sangue é porque ainda não viram Evangelion realmente. E é bastante complicado realmente entender EVA, muita gente que já viu tudo ainda não entende nada. Não que seja chato, você consegue ver numa boa e se divertir, mas não necessariamente absorver.

Claro que tudo que estou falando se refere à série. Eu vou chutar que o filme irá se concentrar na ação, já que EVA é um universo realmente muito complexo.

Vocês devem ter reparado que algumas coisas tem dois nomes. Bem, os nomes japas são do anime, e os em inglês são os nomes que aparecem nas legendas dos desenhos, bem pequeno no canto, meio ruim de ler. E com certeza são os nomes que serão usado no filme.

O Marcos reclamou disso, falando que a alopração já começou. Bem, eu não iria tão longe. Claro que eu, como fã da parada, fico um pouco triste de ver os nomes sendo estuprados, e provavelmente algumas outras características também serão. Mas isso não significa que será uma adaptação ruim, existem muitos outros fatores a serem considerados.

Basta pensarem em Alta Fidelidade. O filme ficou uma bosta por se passar em Chicago e não em Londres? Ou pelo nome do personagem ter sido trocado de Rob Flemming para Rob Gordon? Eu acho o filme excelente!

Adaptação não é algo simples, e não se resume a transcrever literalmente os eventos de um meio para outro. De longe é isso. Recomendo que dêem uma espiada no meu trabalho do Batman, pois é disso que ele trata realmente; e o assunto pode ser expandido ainda mais.

Sem comentários: