sexta-feira, janeiro 24, 2003

there is a number of small things

Acabei de voltar do cinema, assisti The Ring e devo concordar com a Shokito: A versão japa é melhor.

Robert Rodrigues disse que prefere fazer filmes com pouco dinheiro pois assim precisa ter idéias mais inteligentes para lidar com essa falta de grana, o que acaba tornando o filme melhor e um exercício muito mais interessante. Ele tem total razão, algo que já vinha provando isso é essa nova trilogia de Star Wars que transformou algo cult, realmente interessante e peculiar em uma vitrine idiota de brinquedos e diálogos de merda.

The Ring é outra prova disso. Na versão original japonesa, que eu me lembre, existe apenas uma cena com efeitos especiais; enquanto no americano, bem, existe uma centena, e a grande maioria desnecessários, tão desnecessários que não servem para tornar o filme melhor do que ele poderia ser em termos absolutos, quanto mais em relação ao original japonês. Americanos, especialmente Hollywood, não sabem fazer suspense, o último filme que achei "de arrepiar" por falta de termo melhor, foi Os outros , dirigido por um espanhol: Alejandro Almenabar (que por sinal também teve um filme refeito nos EUA - Vanilla Sky é a versão americana de Abre Los Ojos ; mas o resultado foi mais feliz, não diria que VS é melhor, creio que os dois se equiparam, mas isso é outro papo). Suspense e horror precisam de crueza, de tapa na cara, e nos EUA ninguém sabe dar tapa na cara, é muito politicamente incorreto.

Existe uma necessidade besta de dar mais de um signifcado à mesma coisa, o que acaba deixando tudo meio que vazio e bobo, banal. O destaque dado ao menino é muito idiota e uma óbvia tentativa de chupar algo de O Sexto Sentido ; a resolução criada para o relacionamento de Rachel e Noah é totalmente previsível, e a "moral" que Rachel tira da experiência beira o ridículo.

Conclusões: É um filme divertido, mas não passa de um suspense regular. Se você gosta de bons sustos e ficar com um certo cagaço, assista ao japa, Ring ou Ringu , mas vai ter que pegar no Kazaa.

Hollywood = Carinhas bonitas + Grana - Idéias.

Sem comentários: