quinta-feira, abril 03, 2003

smash it up

E semana passada eu terminei de ler Adeus às Armas do Hemingway. É bem legal, ele escreve de uma maneira que a leitura corre bem, especialmente pra mim, que sou um péssimo e demorado leitor. Só acho que em alguns momentos ele foi um pouco frio, faltava um pouco da reação do personagem, fiquei na dúvida se a leitura era fria ou se o cara era frio mesmo. Mas é bom sim, especialmente os devaneios do sujeito.

E também terminei Laranja Mecânica

O pior é que eu conheço gente nem viu o filme ainda, é o fim da picada. O livro é excelente; o Alex (personagem principal) fala numa língua inventada pelo autor (Anthony Burgess) que foi batizada de nadsat e é uma mistura de Russo com gírias em inglês e algumas coisas inventadas. Fucei na net e achei um tradutor, muito louco, é só pegar
aqui
. É bastante horrorshow, acho bom pegarem bem skorry senão posso ficar razdras ;D. Eles até falam assim no filme, mas é bem menos do que no livro, vc tem que ir aprendendo enquanto lê pelo contexto, ou então usar esse tradutor aí.

A mensagem do livro é mais ou menos a mesma do filme; a adaptação do Kubrick foi excelente (e pq não seria?) passando muito bem os momentos chave do livro. A unica coisa que ele deixou completamente de fora foi o último capítulo do livro, que é bom, e não vou falar o que é; mas que expande um pouco a interpretação, ao menos eu acho.


vai um leitinho aih?

Sem comentários: