quinta-feira, abril 27, 2006

ciclosombra


ciclosombra
Originally uploaded by f_mafra.
Ir de bicicleta pro escritório é ótimo, ainda mais agora que ela está toda calibrada e parece nova.

Outra diversão é checar as estatísticas do ciclocomputador. Ontem estabeleci outro recorde de tempo para chegar no trabalho: 12 minutos. E hoje, voltando as 22:00, marquei novo recorde de velocidade: 37km/h.

para o alto e avante


escalando a torre
Originally uploaded by f_mafra.
Este sou eu escalando um paredão. O mais alto que já escalei (não que tenha escalado muitos). Resultou em dores musculares profundas sentidas até hoje.

Outro feriado em BH. Encerrado com escalada e katamari damacy na casa do Colchão.

Próximo feriado: Mi em SP. Liguem-me e vamos sair!

A de Adolescente


V de Vingança o Filme
Originally uploaded by Mi Cortielha.
Não poderia deixar de comentar sobre o filme do V de Vingança. Amo o quadrinho, é um dos meus favoritos de todos os tempos.

Li quando adolescente e achei legal. Li de novo quando "adulto" e achei absolutamente sensacional.

Aparentemente os irmãos Wacca-Wacca leram e escreveram o roteiro ainda adolescentes. Pois o filme é incapaz de capturar toda a densidade presente em sequer uma página do quadrinho.

Claro que há momentos interessantes, mas só os achei interessantes pois me lembrei do original e a lembrança me deixou empolgado.

A ação (muito dela desnecessária) e a fotografia são legais, já o roteiro é fraquíssimo. O que salva mesmo é a atuação de Hugo Weaving, que fez um V bem próximo daquilo que eu imaginava.

Lendo o quadrinho lembro de pensar que ele tinha um potencial cinematográfico enorme, e ver isso desperdiçado dessa maneira é triste.

O filme não é atroz, mas também não é forte. Para você que só o conhece nessa forma, corra e compre o relançamento do quadrinho, que tem realmente algo a dizer.

quarta-feira, abril 12, 2006

lua de fel

Acabou a lua de mel. Caí na rotina e fico frustrado com trabalhos caseiros pequenos, além disso, quando as coisas atrasam e tenho que ficar até mais tarde, fico estressado, louco pra jogar um video-game ou fazer qualquer outra coisa.

Mas sei que dias melhores virão, e melhor uma rotina que ocupa a cabeça. Mente vazia, casa do diabo...

segunda-feira, abril 10, 2006

uma linda surfistinha

Sim, eu acabo de ler o livro da Bruina Surfistinha. E não me arrependo de maneira alguma. É curioso notar que, ao falar-se do livro, logo pensamos apenas em literatura barata e/ou putaria desenfreada. Quando surfistinha é na verdade uma mistura de Christiane F. com Memórias de uma Gueixa dos pobres.

O livro não é ruim, mas também não é excepcionalmente bom. Sou longe de crítico literário, e demoro pacas pra ler um livro (surfistinha foi quase um recorde, dois dias, só perde pro "Menino do dedo verde", um dia). Mas eu fiquei satisfatóriamente surpreendido com a história e a maneira como ela é contada, e a putaria também está lá para quem quer. Recomendo, acho uma leitura válida sim.

Eu sempre achei curiosíssimo o quanto algumas pessoas (especialmente mulheres) acham lindo o filme "Uma linda mulher". Eu acho um porre. A idéia básica do filme tem potencial, mas só seria bom mesmo se fosse dirigido pelo Tarantino ou pelo Kubrick (por méritos diferentes, naturalmente)

A questão aqui é: enquanto todos torcem pela Vivian (sim, eu lembro o nome dela) no filme; muitos torcem o nariz para a Surfistinha. Na febre de reality shows em que vivemos, a fábula nesse caso prevalesce.

Realmente não podemos comparar os méritos de uma ficção holywoodiana contra as crônicas da alameda franca. Mas o que me deixa indignado é a hipocrisia do publico em lidar com duas peças que tratam de um mesmo assunto.

Mas a hipocrisia não é exclusiva do público, ela também cabe aos autores de ambos exemplos. Pois a mensagem que tiramos no final dos dois é: "Puta só é feliz quando deixa de ser puta."

sábado, abril 08, 2006

pac mac

Eu gosto de macintosh, e gostaria ainda mais de ter um. De maneira alguma eu questiono a qualidade de um produto Apple, de maneira geral. Claro que eles já pisaram na bola, mas isso faz parte. Não duvido que em termos gerais um computador Apple seja melhor que um PC em termos de performance.

Entretanto, eles são muito caros. Principalmente os que fazem a maior diferença no desepenho. O único apple com boa relação custo benefício, na minha opinião, é o iBook (acho inclusive que é o notebook com a melhor relação custo benefício de todos). E um notebook é justamente o tipo de produto onde uma plataforma fechada dá a confiabilidade necessária. Talvez o macmini também seja uma boa, embora não conheça bem a máquina.

O que realmente me tira o tesão em Macintosh's são os macmaníacos. Haja paciência pra ficar ouvindo buzinação na orelha. Um professor meu disse uma vez que o pior tipo de público que se identifica com um produto são os macmaníacos, e concordo plenamente. Há raras exceções. Mas mesmo pessoas que gosto muito conseguem ser muito chatas quando o assunto é Macintosh.

Dito isso vou elocubrar aqui o motivo pelo qual tenho um lugar no meu coração para os PC's: Anarquia.

PC é uma plataforma aberta. Você pode montar o seu da maneira que quiser. Qualquer empresa pode desenvolver software e hardware diferenciado para ele. Isso gera competitividade, o que sempre traz produtos cada vez melhores e/ou mais baratos. O desempenho, claro, sofre com isso, pois a falta de padrões em alguns aspectos não permite o total aproveitamento do hardware, mas é um dos preços que você acaba pagando pela "liberdade".

Enquanto a Apple é uma ditadura. Ou você paga o preço da etiqueta, ou não tem um. Um ótimo exemplo disso é o iPod, cujo preço é um assalto.

Quando a Microsoft fez uma parceria com a Apple alguns applemaníacos disseram algo como "Jobbs fez um pacto com Darth Vader." Acho o oposto, claro que Bill Gates não é flor que se cheire, mas ele não é dono da PClândia, você pode ter um PC sem windows, embora isso signifique que você estará de fora do maior círculo de usuários e de compatibilidade de programas e jogos, mas isso não é inerente ao PC; já com Macs, você estará sempre sujeito à Apple. Ou a apple faz, ou autoriza, ou você não tem.

Se todos tivessem Mac, como os macmaníacos teoricamente gostariam (mas no fundo não, pois assim não seriam pessoas tão superiores) teríamos um belo monopólio.

É como diz aquela comunidade do orkut: Designer macho usa PC.

terça-feira, abril 04, 2006

roots, bloody roots

Finalmente dei início a um projeto que estava afim faz uns anos. A árvore genealógica da minha família. E garanto que será algo bastante complicado, e tenho que aproveitar os membros mais velhos enquanto eles ainda estão por aí e com memória.

Estou usando a WikiTree, um projeto WikiMedia que pretende fazer uma árvore, ou floresta, genealógica gigante da humanidade. O projeto ainda está nas fases iniciais, tem alguns engates técnicos e poucas entradas, Mafra, por exemplo, por enquanto eu coloquei todos.

Mas vale a pena contribuir e ir aumentando.