Mostrar mensagens com a etiqueta serviços. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta serviços. Mostrar todas as mensagens

sábado, janeiro 12, 2008

o que é nosso por direito


Me lembro de uma amiga que viveu por um tempo na Inglaterra, e depois de ter voltado ao Brasil recebeu uma grana do governo inglês referente aos impostos que pagara mas dos quais não tirara proveito. Não sei bem como isso funciona, mas lembro que fiquei triste (mais uma vez) pelas coisas no Brasil não funcionarem dessa maneira.

Entretanto o Estado de São Paulo começou a caminhar nessa direção. Desde o ano passado foi lançado o programa Nota Fiscal Paulista, sobre o qual eu ouvira falar marginalmente. Basicamente basta fornecer seu CPF ao pedir a nota fiscal em qualquer restaurante, e acumular créditos no estado que futuramente poderão ser utilizados em descontos no IPVA, crédito em cartão e outros usos.

Trabalhando fora de casa essa semana, tenho comido fora bastante, e no Shopping Villa-Lobos a maioria dos estabelecimentos estão já treinados para pedir seu CPF na hora da compra. Foi então que resolvi olhar melhor o programa, e embora não seja o ideal, já é algo do qual sinto orgulho de ver por nossas terras.

Uma das belezas do programa é que o consumidor não precisa fazer nada para participar fora fornecer seu CPF. Apenas para consultar e utilizar os créditos existe um pouco de trabalho, mas que pode ser realizado on-line. Residentes em outros estados fazendo compras por aqui também podem participar. Além dos restaurantes, há um cronograma de implementação para outros estabelecimentos, confira:

Outubro/07: Restaurantes
Novembro/07: Padarias, Bares, Lanchonetes e outros
Dezembro/07: Artigos Esportivos, Óptica, Fotográficos, Viagem e outros
Janeiro/08: Automóveis, Motocicletas, Barcos, Combustíveis e outros
Fevereiro/08: Materiais de Construção
Março/08: Produtos para Casa e Escritório
Abril/08: Produtos Alimentícios e Farmacêuticos
Maio/08: Roupas, Calçados, Acessórios e outros

Agora é sair cuspindo o CPF por São Paulo e denunciar os estabelecimentos que não estiverem dentro do esquema. É bom mesmo ver alguma coisa de fato voltar às nossas mãos.

domingo, março 04, 2007

analize

Estou fascinado pelo Google Analytics, tanto que coloquei pilha no escritório pra colocarmos ele em todos os sites que fizermos.

Coloquei há alguns dias aqui no blog e já estou colhendo resultados interessantes. Claro que esse é um blog super comum, mas alguns relatórios são surpreendentes. Alguns exemplos: o mito de que mais pessoas usam resolução 800x600 não vale para este blog, esses usuários são menos da metade (mesmo estando em segundo lugar); o navegador mais usado é IE6, mas o Firefox 2 está na frente do IE7 (eu especulo: Quem usa firefox é um grupo menor, mas mais consciente de sua navegação, e portanto mais exigente. Assim eles fazem questão de estarem atualizados no software) e outras tantas coisas mais.

Um dos dados mais curiosos no meu caso é o mapa de visitantes. Sou relativamente popular na Europa, depois do Brasil é o lugar com mais visitantes, especialmente em Portugal (incluindo Ilha da Madeira) e na espanha. Mas já tive acessos dos EUA, México e até República Tcheca. Mais curioso ainda, em paralelo, é que depois do Português, a língua nativa que mais acessa meu blog é o inglês, e na minha lista tenho apenas duas visitas somando EUA e Reino Unido.

O google continua detonando, agora com essa ferramente super útil para desenvolvedores/designers ou apenas para curiosos em geral.