bye bye blogspot, hello wordpress
o no15 partiu. Agora ele reside em outro endereço. O novo endereço abrirá em alguns segundos. Atualizem seus bookmarks, readers e o caramba a quatro:
no15.fmafra.com
o no15 partiu. Agora ele reside em outro endereço. O novo endereço abrirá em alguns segundos. Atualizem seus bookmarks, readers e o caramba a quatro:
no15.fmafra.com
Acabou! E como vai deixar saudades. Sou um cara carente. Adoro atenção, adoro ser paparicado e reconhecido. Com mérito, é claro, nada de falsidades por favor. Apesar dos problemas logísticos da minha chegada, logo de início fui calorosamente recebido pela Marina e pela Lu Freitas, bem como pelos inúmeros blogueiros lá presentes. Pessoas interessantes e estimulantes, que me deixaram embriagado (às vezes literalmente). Especialmente quando pessoas estranhas já sabiam (mais ou menos) quem eu era.
Fui esmigalhado pela quantidade absurda de informações simultâneas. Uma pessoa como eu, que gosta de prestar atenção em tudo (desde que seja interessante), socializar e produzir conteúdo, se fode lá dentro. E foi bem o que aconteceu. Me fudi. Em mais de uma ocasião minha cabeça quase fundiu. Por sorte consegui me soltar mais nos outros dias, pois o cansaço físico de noites mal dormidas e dias mal comidos poderia me mandar pro hospital.
Mesmo morando em SP, e até próximo do Parque, mal estive em casa. No máximo para uma dormida rápida, um banho e meia refeição. Foi praticamente uma semana viajando. Campus Party foi um mundo paralelo, em que eu estava constantemente nas nuvens. Com câmera e computador emprestados espremi tudo o que pude do evento.
Até o ultimo instante do evento estava aprendendo nomes e conhecendo novas pessoas. Mas o domingo foi mesmo um dia de ir embora. Poucas pessoas na bancadas e bastante movimento de mochilas e CPUs.
Depois da tempestade, sempre vem a bonança. Agora é hora de se esforçar para manter os novos contatos, descobrir como tirar as manchas azuis do meu carro, aplicar conhecimentos adquiridos (e não esquecidos) e ansear pela próxima edição.
Tags: blog, campusparty, campusparty08, campuspartybr, cultura, evento, pessoal, tecnologia
Enquanto não crio vergonha na cara para postar algo de verdade, vou soltar aqui um vídeo do qual participo. Gostaria de lembrar que isso foi feito com bom humor e para saber minha verdadeira opinião sobre bloggers e jornalistas leiam aqui ou perguntem pra mim.
AVISO: Nenhum jornalista foi ferido na produção deste vídeo.
Tags: blog, campusparty, campusparty08, campuspartybr, humor, jornalismo, pessoal, video
Na CampusParty, uma das melhores coisas a fazer é networking. Conhecer gente, divulgar seu trabalho e exercitar suas paixões. Levando isso em consideração, porque não usar seu próprio corpo para fazer auto-propaganda?
Estou fornecendo esse serviço. Tenho pincel atômico e caneta com ponta de feltro, e me disponho a escrever propagandas no corpo de quem quiser. Basta me achar. Lembrem-se, tenho letra bonita e o material. Tudo que peço é que me divulguem também ao mostrarem suas fotos ;)
Os primeiros clientes foram a Kakah e seu concurso de tatuagens junto com o Apocalypse. É bom que eles me divulguem também.
Tags: blog, campusparty, campusparty08, campuspartybr, design, publicidade, tattoo
Bom, o primeiro dia foi o dia de zanzar. Já contei do meu drama para entrar, depois disso ainda continou o drama para assegurar minha credencial e conseguir uma máquina na qual trabalhar.
Depois de quase 12 horas de luta e muito vai e vém entre responsáveis de diferentes níveis consegui tudo de que precisava. A piada final foi pegar o computador novamente essa manhã e descobrir que haviam removido o WindowsXP e instalado o Vista, que já está causando uns empates.
No lado humano da coisa, tive o grande prazer de conhecer fisicamente Lúcia Freitas, uma figura muito simpática e prestativa. Em volta dela vários blogueiros com os quais já esbarrara realmente e virtualmente. Justamente pelo clima simpático, com um bom equilibrio entre conversa e quietude, além de diversas afinidades; acabei me colocando na área CampusBlog, ao invés da minha área designada de Criatividade. Junto comigo estava Daniel Duende, com o qual já tinha trocado algumas figurinhas e sua ilustre companheira. Eles se tornaram meus companheiros constantes em tentar compreender o que diabo acontece aqui e onde estaria nossa querida Marimoon.
Só para esclarescer: eu, Marimoon e Duende compomos os blogueiros da área de Criatividade. Entretanto, sou obrigado a ser honesto, e digo: Marimoon não é blogueira, não por excelência ao menos. Ela não é famosa por escrever, ela é famosa por tirar fotos de si mesma em roupas divertidas, cabelos coloridos e poses engraçadinhas. Ela preenche as fantasias do público nerd que adorariam uma noite com Rei Ayanami. O assunto que Marimoon trata é Marimoon, ela é famosa por ser famosa, como qualquer um dos participantes do Big Brother. Não vou dizer se essas coisas são boas ou ruins, mas não me colocaria na mesma categoria que Marimoon jamais.
Dito isso, ela só deu o ar da graça depois das 20:00, deu uma voltinha pelas dependências, conversou com a equipe espanhola, comeu pipoca e usou o compuador dos outros e sumiu! Questiono aqui e agora qual foi a contribuição dela para o evento. Já é 13:00 do segundo dia e ela ainda não deu o ar da graça. Teoricamente somos membros de uma mesma equipe e não fomos apresentados. Claro que ela pode estar ocupada na faculdade, ou no emprego, as possibilidades são infinitas. Vou dar uma chance para ver se ela é digna do meu respeito.
Mas tudo está bem. Tenho algumas intenções exploratórias, espero que meu marasmo não me impeça de criar posts interessantes baseados nessas intenções. E lembrem do encontro de twitters as 16 no stand da telefonica.
Tags: blog, campusparty, campusparty08, campuspartybr, cultura, evento, fama, honra
A richinha entre blogger e jornalistas não é novidade. O debate sobre se o conteúdo publicado por bloggers é válido ou não como fonte de informações não terminou. A imprensa tradicional, embora tenha seu lugar, como uma criança amedontrada se sente extremamente ameaçada por aqueles que escrevem por gosto (e com alguma sorte e qualidade conseguem unir isso a remuneração).
E como todos aqueles que se sentem ameaçados, assume uma posição defensiva, de coitadinho e começa a difamar numa tentativa de descreditar bloggers como classe.
Ao mesmo tempo, blogger que levam a sério seu papel como fornecedores de informação (seja de qual tipo) e formadores de opinião (embasadas ou não) estão em uma constante luta para se legitimizar. É a velha batalha dos profissionais contra os diletantes.
Um momento curioso aqui na Campus Party ocorreu hoje à tarde, quando uma reporter da globo, acompanhada de um cinegrafista passou ao lado da área CampusBlog exclamou: "Não, não. Eles sao profissionais, são imprensa" quando o cinegrafista ameaçou fazer uma tomada dos blogueiros. Essa pequena confusão me causou uma certa satisfação, e é um ótimo exemplo de que jornalista não é significado de bom jornalismo. A tal (me desculpem, não lembro o nome) fez um julgamento superficialíssimo e negligenciou uma área do evento ainda por cima confundindo-nos com sua própria laia.
Mas vamos tomar um caminho mais light, ou ao menos bem humorado. Confiram as fotos da intervenção artística de protesto que eu, Duende e sua companheira fizemos na área de imprensa. Detalhe, a ideia de "não alimentar os animais" partiu de uma certa blogueira/jornalista.
Tags: blog, campusparty, campusparty08, campuspartybr, evento, jornalismo
Pra quem ainda não se inscreveu, perdeu a promoção de fim de ano, ou não ganhou um convite meu pro CampusParty, estão rolando duas promoções simultâneas: aqui e aqui.
E corram, só tem 250 vagas sobrando, e diminuindo a cada dia. Quem ainda não entendeu o que é Campus Party está perdendo tempo.
UPDATE: Estudantes de Jornalismo e RP podem estagiar do CP com ajuda de custo.
Tags: blog, festa, festival, jornalismo, tecnologia, trabalho
Como não adorar esse cara?
Tags: apple, blog, computadores, humor, tecnologia
Começou! Bom, a vida continua. As mesmas decisões de sempre a serem tomadas. Em termos de blog, espero continuar falando de coisas mais interessantes do que minha vida pessoal. Pretendia fazer um post super interessante de inauguração do ano, mas a hora disso já passou, portanto fiquem só com essa porcaria.
As inscrições pro Campus Party já estão à mil. Literalmente. Das 3 mil vagas, quase metade já foi. E ainda está acontecendo uma promoção de 100 ingressos grátis. Pode ser que já tenha acabado, senão, está acabando - portanto: corram.
Pena que tiraram meu nome do site. :(
Mas estarei lá!
UPDATE: A promoção já era. Mas ainda estão abertas as inscrições normais.
Resuminho da situação: A Apple entrou num acordo com o site Think Secret, um site de fãs que fofoca sobre possíveis lançamentos da companhia. Uma batalha judicial tem sido travada desde que os sites PowerPage, Apple Insider e Think Secret vazaram informações sobre o lançamento do MacMini em 2005. A Apple queria desesperadamente que as fontes dos sites fossem reveladas. No acordo foi estipulado o desligamento do site e provavelmente uma polpuda soma em dinheiro.
Não discuto que manter segredos industriais seja importante para a sobrevivência de uma companhia, assim como o boca-a-boca/hype. A questão era que os blogueiros citavam o direito jornalístico de manter suas fontes em sigilo, enquanto a Apple argumenta que blogueiros e donos de sites não são jornalistas e portanto não têm os mesmos direitos.
Desenvolvo esse argumento(canalha) para concluir que quem não está protegido pelos mesmo direitos não está atrelado às mesmas obrigações. O que para mim é algo pior ainda, e que coloca aqueles que levam a sério sua posição como jornalistas livres em uma posição vulnerável e de maior descrédito.
Até grandes veículos se pronunciaram em favor dos autores durante o caso. O que pra mim é uma notícia feliz que ajuda a colocar essa história sob um ponto de vista agridoce.
Serem reconhecidos e defendidos por veículos tradicionais é uma conquista importante para os fornecedores independentes de informação (proclamo direitos autorais sobre este termo!). Infelizmente isso se deu sob a luz de um processo feio, onde uma corporação mais uma vez se coloca à frente do direito de um indivíduo. Essa é a diferença entre um jornalista tradicional e um fornecedores independente de informações, ele dá pessoalmente sua cara a tapa constantemente, e não tem uma empresa por trás que pode ajudá-lo (se caso for de seu interesse, claro).
Outro problema desse caso é que ele pode gerar um precedente legal (no caso dos EUA) ou moral (no caso do resto do mundo), estipulando que blogueiros, donos de site e jornalistas cidadãos em geral, não são jornalistas e são obrigados a revelar tudo que uma grande companhia quiser (A Apple chegou a ter acesso a e-mails). Todo tipo de situação em que o poder de corporações é legitimado em detrimento do poder e liberdade individual me assusta e me enraivece, especialmente num caso como esse, contemplando uma atividade da qual (mesmo que levemente) faço parte.
Como foi feito um acordo, não há precedente legal. Mas a mensagem que a Apple manda é "te dou uma grana, e você cala a sua boquinha pra sempre". De fato colocando uma etiqueta de preço na liberdade de expressão de um sujeito que só queria partilhar sua curiosidade por algo que gosta.
No fim das contas, com o acordo o ThinkSecret conseguiu manter sua fonte anônima, ao custo de sua "vida". Espero que essa decisão tenha sido considerada como a única alternativa para proteger uma fonte (a alternativa nobre) e não como uma chance de tirar uma grana extra (a alternativa podre). Mas parece que estou enganado, já que o advogado do ThinkSecret está falando por aí que a Apple saiu perdendo e a liberdade de expressão venceu, não consigo entender como aceitar um suborno para calar a boca é uma vitória. Honestamente, me parece que ninguém saiu ganhando, já que o site foi calado e a Apple não conseguiu a informação que queria.
Como disse, concordo que o vazar de informações constitui um problema para a Apple (como para qualquer empresa), mas esmagar um agente externo por causa de um problema claramente interno me soa bastante injusto. A Apple deveria de fato rever internamente como a informação e o treinamento de seus funcionários atua para evitar que esse tipo de coisa se repita, já que ela preza tanto pelo sigilo.
Jornalistas por opção, uni-vos!
Tags: apple, blog, computadores, direito, jornalismo, julgamento, notícias
Como mencionei nesse post, estarei trabalhando na CampusParty ano que vem.
Pois bem, agora soube de mais alguns detalhes. Se forem até o final esta página, verão alguns deles, inclusive de que trabalharei ao lado da famosa MariMoon e do ilustre Daniel Duende. Tirem suas próprias conclusões. E sobre eu ser do RJ, bem, não sei de onde tiraram isso, mas também não vou pedir correções pra não colocarem a MariMoon no meu lugar. Fiquei triste porque não tem link pra mim, isso pretendo corrigir.
Mas pensei que linkar para esse blog iria necessitar de uma maior dedicação minha aqui para falar assuntos que interessem aos outros além de mim mesmo. Além de dar uma recauchutada no visual. Como podem ver, a segunda parte está resolvida.
TAKE BACK THE WEB
Já estou começando a ficar de saquinho cheio de ficar desempregado. Estou mandando portfolios, tem alguns freelas em vista, mas nada ainda é tangível. Não estou ficando preocupado, ainda, só extremamente entediado. Eu até poderia fazer algumas mil coisas para me manter ocupado, mas a inércia é uma lei filha da puta e minha marcha está cada vez mais lenta.
Para celebrar isso tudo, finalmente criei um twitter, assim todos podem bisbilhotar minha vida em tempo real. Isso se eu continuar alimentando aquilo. Hesitei em entrar pois acho que coisas suficientes da minha vida já estão disponíveis on-line, achei que esse olhar em tempo real talvez crie uma paranóia dentro de mim. Mas dane-se, vamos testar!
Acho que também vou mentir no twitter, colocar pistas falsas sobre minha vida enfadonha. Alimentar a imaginação daqueles que já criaram para mim uma vida cheia de aventuras. Vocês verão, vou fazer sexo como nunca.
Se meus amigos lessem esse blog ao invés de ficarem me perguntando as coisas eu não teria que digitar as mesmas coisas um zilhão de vezes no messenger. Isso é especialmente irritante quando estou tentando me concentrar em escrever para postar aqui e no overmundo sobre justamente o que estão me perguntando.
Bom, a funcionalidade principal que queria implementar aqui foi bem-sucedida! Agora a coluna de posts varia de largura de acordo com o tamanho do navegador ou a resolução de tela. Também acrecentei mais umas bobeirinhas ali do lado e espero essa semana acrescentar mais algumas.
A má notícia para 60% dos meus visitantes é que o blog não funciona direito no IE6 (não sei ainda como está no 7), mas quem manda não usar um navegador que preste? Estou sendo babaca mesmo, está na hora de tomar a web de volta! Eu visto a camisa total, Firefox mudou minha maneira de navegar e trabalhar.
Firefox, mais que um navegador, uma ferramenta de descoberta da Web.
Firefox + Developer Toolbar + Firebug; mais que um navegador, uma ferramenta de desenvolvimento.
O layout mudou, e os widgets do Blogger estão funcionando. Mas tem vários detalhes que quero mudar, um deles nem é tão detalhe, se eu aprender como fazer funcionar, vocês leitores irão reparar.
Enquanto isso na sala de (in)justiça falam mal de mim pelas costas por causa de outra situação desagradável não criada por mim, enquanto eu vou ao médico me tratar das seqüelas causadas por essas situações desagradáveis.
Depois da série de cancelamentos sociais de ontem resolvi montar o meu template novo. Pois bem, o que eu não sabia é que o código do Blogger Novo é totalmente diferente do anterior, e muda até umas coisas no CSS, variáveis, widgets e o escambau a quatro.
Como quero tudo o mais legal possível, quero um template compatível com o sistema novo. Então toca aprender sobre as novas variáveis.
O problema é que está dando tudo errado, meu código está totalmente estragado. Está tão errado que sem querer mudei o template pra um antigo de novo, e não cheguei perto de um avanço no meu template custom.
Pra quem ficou todo orgulhosinho de criar classes em Ajax, isso é um passo para trás!
Tags: blog, programação, trabalho, webdesign
Antes de ir pra cama resolvi dar uma espiada no Google Analytics. Além de descobrir que o Daniel Galera andou passando aqui, olhei os resultados de pesquisas que trazem as pessoas ao meu blog.
"fotos meninas fudendo" continua gerando visitas, mas a novidade mais legal da listinha é "dj penelope+vintage set"
Alguém está caçando os sets da Gabi e caiu aqui!
Estou fascinado pelo Google Analytics, tanto que coloquei pilha no escritório pra colocarmos ele em todos os sites que fizermos.
Coloquei há alguns dias aqui no blog e já estou colhendo resultados interessantes. Claro que esse é um blog super comum, mas alguns relatórios são surpreendentes. Alguns exemplos: o mito de que mais pessoas usam resolução 800x600 não vale para este blog, esses usuários são menos da metade (mesmo estando em segundo lugar); o navegador mais usado é IE6, mas o Firefox 2 está na frente do IE7 (eu especulo: Quem usa firefox é um grupo menor, mas mais consciente de sua navegação, e portanto mais exigente. Assim eles fazem questão de estarem atualizados no software) e outras tantas coisas mais.
Um dos dados mais curiosos no meu caso é o mapa de visitantes. Sou relativamente popular na Europa, depois do Brasil é o lugar com mais visitantes, especialmente em Portugal (incluindo Ilha da Madeira) e na espanha. Mas já tive acessos dos EUA, México e até República Tcheca. Mais curioso ainda, em paralelo, é que depois do Português, a língua nativa que mais acessa meu blog é o inglês, e na minha lista tenho apenas duas visitas somando EUA e Reino Unido.
O google continua detonando, agora com essa ferramente super útil para desenvolvedores/designers ou apenas para curiosos em geral.